Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Pecluma hoehnii (A.Samp.) Salino CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 25-05-2012

Criterio: B2ab(iii)

Avaliador: Julia Caram Sfair

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Pecluma hoehnii é uma pteridófita com apenas um registro de coleta e, portanto, com uma AOO de apenas 4 km². O Estado do Mato Grosso do Sul tem sofrido com a perda de hábitat para a agricultura e a pecuária. O município de Coxim (MS), onde a espécie foi coletada, perdeu 0,21% de Cerrado entre 2008 e 2009. É considerada uma espécie "Criticamente em perigo" (CR). Entretanto, como a última coleta foi feita há 100 anos e dado o avanço da fronteira agrícola na região, é possível que a espécie esteja extinta na natureza. Novos estudos devem ser feitos com o objetivo de encontrar supostas subpopulações remanescentes e verificar o seu atual estado de conservação.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: ;

Família:

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Distribuição

A espécie apresenta apenas um registro para o Estado Mato Grosso (Labiak; Hirai, 2012).

Ecologia

A espécie é uma erva com ocorrência no Cerrado.No Mato Grosso, o bioma Cerrado corresponde a 40% do Estado. Destes, a cobertura vegetal corresponde a 66%. A formação savânica representa 44% da cobertura vegetal enquanto que a outra porção é representada por florestas de transição para o bioma Amazônia e formações campestres (Sano et al., 2010).

Ameaças

1.1 Agriculture
Severidade very high
Detalhes Na porçãoCentral do Mato Grosso encontra-se uma mancha de cobertura antrópica, correspondente aos municípios Sinop e Sorriso, amplamente conhecidos pela altaprodutividade e produção agrícola de soja, milho e algodão. No Sul do Estado destaca-se Rondonópolis pela sua importância na produção de grãos no Brasile por implementar pastagens cultivadas na região (Sano et al., 1999). Já cobertura antrópica do Cerrado matogrossensecorresponde a 34% (Sano et al., 2010). Tais resultado mostram a atividade humana, especialmente a agricultura, como uma ameaça à biodiversidade Cerrado do Mato Grosso.

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: "Deficiente de dados" (DD), segundo a lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.

Referências

- SANO, E. E.; ROSA, R.; BRITO, J. L. S.; FERREIRA, L. G. Mapeamento do uso do solo e cobertura vegetal bioma cerrado ano-base 2002. Brasília, DF: Ministério do Maio Ambiente / Secretaria de Biodiversidade e Florestas, 2010.

- SALINO, A. New combinations in Pecluma (Polypodiaceae). Novon, v. 8, n. 3, p. 296-297, 1998.

- SANO, E. E.; BARCELLOS, A. O.; BEZERRA, H. S. Área de distribuição de pastagem cultivada no Cerrado brasileiro, Boletim de Pesquisa - Embrapa Cerrados, Planaltina, p.21, 1999.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, IBAMA. Monitoramento do Desmatamento nos Biomas Brasileiros por Satélite. Acordo de Cooperação Técnica MMA/IBAMA: Monitoramento do Bioma Cerrado 2008 a 2009, Brasília, DF, p.55, 2011.

- LABIAK, P. H.; HIRAI, R. Y. Polypodiaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB091537>.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Pecluma hoehnii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Pecluma hoehnii>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 25/05/2012 - 19:58:02